Quando pensamos num animal capaz de aguentar muita coisa, claramente é difícil que nos passe pela cabeça que uma espécie microscópica encontrada no mundo todo, vivendo em musgos, teria essa fama. Pois é, o Tardígrado (ou Urso dÁgua), essa coisinha fofa da imagem, é considerado o animal mais forte do Planeta!
(clique na imagem a cima para ver seus movimentos)
Essa criaturinha aguenta situações extremas, não é a toa que cientistas o colocaram no grupo de extremófilos, e só pra dar uma noção prévia do que estou dizendo: em 2007 a Agência Espacial Européia fez uma pesquisa com Tardígrados. Long story short: Eles foram colocados na cápsula espacial Foton-M3, e foram enviados pro espaço. O resultado foi incrível, eles não só sobreviveram à falta de oxigênio, raios cósmicos e radiação ultravioleta como ainda por cima, se reproduziram!
Eles sobrevivem às situações mais inóspitas, como num ambiente de 200ºC, e também próximo ao zero absoluto (!), suportam uma dose enorme de radiação (que mataria qualquer outro animal), e ficar submerso em álcool etílico e éter não causa efeito algum neles. Pegue isso tudo e junte com o fato de que são os menores bichos do mundo a viver por mais tempo: 120 anos!

A explicação é que possuem um sistema de regeneração. Quando se encontram em situações extremas, entram num estado de dormência, desligam todos os seus sistemas e processos biológicos, se desidratando, e viram uma casca enroladinha, ficando praticamente mortos... Até que se encontrem novamente num ambiente propício - retornando à vida.
![]() |
| Sounds familiar? |
Mas a principal importância dessas descobertas, é ter um reboot na hipótese da Panspermia- que diz que a vida na Terra veio do espaço através de meteoritos carregando formas de vida primárias, btw.
Quer saber mais?
Veja o vídeo abaixo (se entender inglês) e delicie-se com tamanha bad assize!
Tardígrados são com certeza os animais mais fodas do mundo, e claro, já entrou na linha de bichinhos de pelúcia da GIANTmicrobes.
Eu particularmente queria um de verdade e batizaria de Ripley...
One can only dream...











0 comentários:
Postar um comentário