quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prometheus: Os motivos da frustração coletiva, e a história por trás do roteiro.


Post indicado somente a quem viu o filme!




Como grande fã da quadrilogia Alien, foi impossível não ficar toda saltitante sabendo que haveria um spin-off envolvendo uma das criaturas que me assombraram na infância. E assim como todos os fãs, apostei minhas fichas de que seria um filme foda.

E well, o filme é bom. Vale a diversão, realmente vale. Foi emocionante ver o Alien nascendo, os Aliens Engenheiros e outras referências à quadrilogia. Quando terminei de ver pensei ''taí, falaram que era fraco, mas gostei'', só que depois de saber de algumas coisas, simplesmente me emputeci, porque o problema é: O filme tinha um potencial absurdo para ser MUITO melhor, em outro nível. E a culpa do filme ter fracassado nesse ponto é de ninguém mais, ninguém menos que: Ridley Scott. Ele mesmo, o avô da saga. 




Antes que me atirem pedras, vou mostrar algo do IMDB pra vocês entenderem por que Ridley Scott errou dessa vez:

Ora essa, isso só prova como ele é bom em passar histórias para a tela, o que diabos isso tem a ver com Prometheus? 

É exatamente esse o ponto. Ele é excelente em dirigir. Em criar um filme bom de se assistir. Agora, quando se trata de roteiros...

Certos diretores são ótimos escritores, como Tarantino, e por aí vai. Mas alguns diretores não; são bons apenas neste único ofício (que é uma puta responsabilidade).

E novamente, o que isso tem a ver com o filme?

Sinceramente? Tudo. Os melhores filmes geralmente são de diretores que estão em total comunhão com o roteiro. Digo isso como ex estudante de cinema.

Prometheus tem vários erros, e momentos em que você se pergunta:

1) Por que diabos esse personagem é assim?
2) Como diabos ele pode ter sido tão idiota?
3) Por que esse velho é tão bizarro?
4) O que o filme está querendo dizer realmente?
5) Ela acabou de fazer uma cirurgia absurda, como pode estar correndo loucamente?
6) Por que o alien engenheiro foi tão escroto logo de cara, gratuitamente?
7) Como diabos elas não correm para os lados? O QUE TEM DE ERRADO COM ELAS?!

Pois é, todas essas falhas, TODAS são respondidas com as cenas que Ridley Scott decidiu cortar do filme (outras do roteiro original de Jon Spaiths) para que o filme tivesse um fluxo bom. Deu certo? Deu, o filme tem um ótimo fluxo, mas ele simplesmente ligou o foda-se pra história. 

E na boa, isso não se faz.

Para começar, Jon Spaiths foi contratado para roteirizar o que seria uma prequel de Alien, e Ridley Scott disse que queria algo que tivesse elementos da teoria dos Astronautas Antigos, e consequentemente do Jesus Alien, já que seria uma visão diferente sobre o filme Alien, levantando questões filosóficas de como estamos neste mundo e etc. Então pediu que Spaiths fizesse um dever de casa: 



Até aí tudo bem. Spaiths devorou o livro, e escreveu um roteiro impecável, exatamente como foi pedido. Maaaaas, Ridley Scott achou que estava faltando algo e decidiu pedir opinião de Damon Lindeloff (roteirista de LOST). Lindeloff fez várias críticas e anotações no roteiro original, e Ridley Scott cortou Spaiths da jogada, contratando Lindeloff em seu lugar - que chegou e já mudou o nome do roteiro (antes - Aliens: Engineers) para Prometheus, alterando o fato de ser uma prequel de Alien, passando a ser um spin-off, num universo paralelo, e cortando várias coisas do roteiro original que seriam excelentes para o filme. Tudo porque para Ridley Scott, o mais importante aparentemente era criar um filme envolvendo a temática de Eram os Deuses Astronautas, e foda-se o resto.

E aí, começou a loucura.

Com o DVD/Blu-Ray de Prometheus, você pode ver as cenas deletadas, e cara, elas foram muito esclarecedoras. A um ponto em que você chega a se perguntar: Meu caralho alado, por que ele cortou tudo isso? O filme ficaria way better com essas cenas, todo redondinho! E tem também o roteiro Alien: Engineers que vazou na internet e que você pode dar uma conferida aqui e entender o que estou dizendo. Prometheus poderia ter sido de fato um filme sensacional para o universo de Alien, e para os fãs. 

Mas não, Lindeloff teve que dar uma de LOST pra cima da parada.

Eu gostei do filme, realmente gostei. Mas muitas questões foram levantadas, e nenhuma foi resolvida. Isso é de frustrar qualquer telespectador (afinal, não estamos falando de Inception), e principalmente fãs. 

Ridley Scott e Lindeloff: a batata de ambos está assando depois dessa, I'm just sayin... 

*EDIT
E pra completar, aí vai um vídeo do Jovem Nerd levantando questões interessantes sobre as falhas do filme (que teriam feito sentido se Ridley Scott não tivesse feito merda):


Compartilhe esta postagen.
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

3 comentários:

Natália Puga disse...

Nossa, não sabia de nada disso! Amei o filme, achei muito bom assim como você, mas com o que você falou poderia ter sido MUITO melhor. Será que essas cenas deletadas tem no youtube?

Anyachronic disse...

Infelizmente não! Só por torrent mesmo, buscando por Prometheus Deleted Scenes. E é de revoltar muito! ><

Sofia disse...

gostei imenso deste filme! que mimo, do princípio ao fim *-*


Beijinho * Monstros no Armário
Participa no sorteio de Natal no meu blog :)